Nem todos têm a mesma opinião, mas Bitcoin (CRYPTO: BTC) continua a provar que é um ativo superior. Até o momento em que este artigo foi escrito, no início da tarde do dia 29 de abril, a criptomoeda mais antiga e valiosa do mundo subiu 3% em 2025. Esse número pode não parecer muito, mas ainda é melhor do que a queda de 6% do índice S&P 500.
Amplie, e você pode ter que pegar seu queixo do chão. No período de cinco e dez anos, o Bitcoin disparou 1.000% e 40.210%, respectivamente. Este ainda é um ativo de alta performance que certamente está na mira de todos após cerca de 16 anos de existência.
Mas não importa quão otimista você esteja em relação ao Bitcoin. Esta criptomoeda certamente apresenta muitos riscos a serem considerados. A seguir, estão cinco coisas que você precisa saber se pretende comprá-la em maio.
A intervenção do governo
O maior risco do Bitcoin pode ser o governo de um país tornando a posse e a mineração ilegais. Isso aconteceu na China em 2021.
As pessoas temem que o mesmo aconteça nos Estados Unidos, especialmente porque Bitcoin é um concorrente direto do sistema monetário atual gerido pelo Federal Reserve. A impressão de moeda e a manutenção do dólar americano como moeda de reserva global é uma posição forte que ninguém quer abrir mão.
No entanto, o atual governo da Casa Branca não hesita em apoiar as moedas digitais. Regulamentações favoráveis estão sendo implementadas. E os EUA acabaram de anunciar um plano para criar o Fundo de Reserva Estratégica de Bitcoin, destacando a importância de possuir este ativo escasso.
Isso não significa necessariamente que tudo esteja claro. O próximo presidente pode reverter essas decisões.
Computador quântico
Os computadores quânticos podem resolver problemas complexos muito mais rapidamente do que as máquinas que temos hoje. Se essa tecnologia se desenvolver em uma funcionalidade melhor, a criptografia de chave pública do Bitcoin, que ajuda a manter a rede segura, pode ser quebrada.
Se os computadores quânticos avançarem até esse ponto, também pode haver problemas em outros campos. Talvez os dados sensíveis de indivíduos, pequenas empresas e corporações multinacionais armazenados por instituições financeiras possam ser comprometidos. Até mesmo informações de inteligência ultrassecretas do governo podem ser reveladas.
Bitcoin tem 359 desenvolvedores em tempo integral trabalhando para suportar a rede. Não tenho dúvidas de que eles continuam a pensar sobre o impacto potencial que a computação quântica pode trazer e estão buscando soluções para tornar o Bitcoin ainda mais seguro no futuro.
Erro de software
Ethereum tem recebido muita atenção porque é uma blockchain funcional que permite o desenvolvimento de aplicações descentralizadas. No entanto, o problema é que o seu roteiro de produto é extremamente complexo. Embora isso possa parecer interessante, há o risco de que as atualizações possam introduzir erros de software que podem causar problemas para a blockchain.
Bitcoin destaca-se porque o seu código é muito simples, até mesmo algumas pessoas o chamam de chato. Isso se deve totalmente ao seu design.
No entanto, as atualizações foram implementadas no passado, podendo ser para aumentar o tamanho do bloco ou para melhorar a privacidade. E se os desenvolvedores optarem por lançar uma correção no futuro, pode haver problemas técnicos.
A escalabilidade do Bitcoin
A rede Bitcoin pode processar apenas cerca de seis transações por segundo (TPS). Este número não é nada em comparação com a capacidade de processamento de 65.000 TPS da rede Visa. Se a moeda digital quiser processar volumes maiores ao longo do tempo, então o problema da escalabilidade precisa ser resolvido.
A Lightning Network é uma solução de escalabilidade de Camada 2 que está sendo pesquisada para resolver este problema. Mas seu sucesso final não é garantido. É possível que a moeda digital líder nunca consiga escalar para transações mais rápidas e mais baratas.
O CEO Block Jack Dorsey acredita que se o Bitcoin não for utilizado como método de pagamento, com o tempo, ele se tornará irrelevante. E para ele, isso será um fracasso.
Variação contínua
O desempenho histórico do Bitcoin é realmente espetacular, mas tem sido um caminho muito acidentado. Houve períodos de extrema volatilidade. Na verdade, o preço já viu várias quedas de mais de 50%.
Se a volatilidade não continuar a cair, alguns investidores individuais e institucionais podem nunca se sentir confortáveis ao comprá-lo. Isso certamente fará com que muito capital não seja utilizado, o que pode impactar o potencial de valorização do ativo digital. Compreender esses cinco principais riscos ajudará os investidores a ter mais conhecimento sobre Bitcoin.
O conteúdo serve apenas de referência e não constitui uma solicitação ou oferta. Não é prestado qualquer aconselhamento em matéria de investimento, fiscal ou jurídica. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações sobre os riscos.
5 Riscos que Você Precisa Saber Antes de Comprar Bitcoin em Maio
Nem todos têm a mesma opinião, mas Bitcoin (CRYPTO: BTC) continua a provar que é um ativo superior. Até o momento em que este artigo foi escrito, no início da tarde do dia 29 de abril, a criptomoeda mais antiga e valiosa do mundo subiu 3% em 2025. Esse número pode não parecer muito, mas ainda é melhor do que a queda de 6% do índice S&P 500. Amplie, e você pode ter que pegar seu queixo do chão. No período de cinco e dez anos, o Bitcoin disparou 1.000% e 40.210%, respectivamente. Este ainda é um ativo de alta performance que certamente está na mira de todos após cerca de 16 anos de existência. Mas não importa quão otimista você esteja em relação ao Bitcoin. Esta criptomoeda certamente apresenta muitos riscos a serem considerados. A seguir, estão cinco coisas que você precisa saber se pretende comprá-la em maio.